Homeopatia
É um atendimento definido por: ciência, arte e filosofia
é uma ciência de área terapêutica desenvolvida por samuel Hahnemann em 1796, que parte do principio dos semelhantes: "toda substancia capaz de causar algum sintoma pode também curá-lo, desde que esteja em hiper diluição.
Dentro da terapêutica homeopática temos como finalidade a melhora de dentro para fora, para ajudar o organismo e o paciente a encontrar a auto regulação. Para isso, buscamos o medicamento similumum, que envolve características do adoecimento do momento ou do histórico clinico, personalidade, sensações e ambiente, para a partir deles, iniciar o processo de regulação.
Durante a consulta todos os sintomas são importantes, e se dividem como:
- Físicos: dores, doenças anteriores, lateralidade, correlações com outros sintomas, tempo de disfunção. (alguns exames são interessantes mas não determinantes).
- Psicossomáticos: sonhos, sensações, emoções, traumas antigos, historia de vida , relacionamentos
Tudo importa, pois somos seres físicos , mentais , emocionais e espirituais, e nos relacionamos com outras pessoas, animais e ambiente. Tudo pode impactar.
O tratamento de homeopatia existe em dois momentos:
- similimum momentum, tratando de forma emergencial a sintoma como uma gripe ou uma dor de cabeça por exemplo.
- tratamento de saúde e homeopatia como cuidado de vida. O tratamento a longo prazo limpando tendencias genéticas, doenças antigas, tendencias emocionais, características miasmáticas que podem estar contribuindo para sintomas atuais.
Ela pode ser usada também como coadjuvante em doenças como Parkinson, Alzheimer, fibromialgia, ansiedade, estresse, fortalecimento imunológico.
