Terapias Regenerativas
A técnica de regeneração tecidual conhecida como plasma rico em plaquetas (PRP), ou concentrados plaquetários , é um método terapêutico bem utilizado há bastante tempo, baseado em seu efeito da reação de fatores de crescimento encontrados no plasma sanguíneo.
Estes fatores de crescimento regulam diferentes processos biológicos por meio de interações com receptores, exercendo vários efeitos nas células como crescimento, metabolismo e diferenciação. Isto permite acelerar o processo curativo de algumas lesões do aparelho musculo esquelético e articular e lesões de pele como rugas, flacidez, acnes, feridas e cicatrizes.
Como funciona?
Ao colocar as plaquetas na área a ser tratada, elas liberam, de forma natura, todos os fatores de crescimento e aceleram a regeneração de tecidos que foram lesionados por traumas, cirurgias ou processos degenerativos.
Essa técnica teve seu inicio em regeneração de tecidos para implantes dentais e cirurgias maxilofaciais, e desde então se expandiu para outras áreas como a ortopedia e estética.
Algumas das aplicações:
- Ortopedia
- Artroses de joelho, quadril ombro e outras articulações
- Condromalácias
- Epicondilites e tendinites no geral
- Rupturas musculotendineas cômodo supra espinhoso e tendão de Aquiles
- Rizartroses
- Na estética
- Bioestimulador de colágeno em flacidez e rugas
- Preenchimento
- Regeneração tecidual de cicatrizes
- No microagulhamento e skinbooster
- Nas quedas de cabelo
- Nas lesões ligamentares pode ser considerada uma das técnicas mais efetivas para reduzir tempo e qualidade de cicatrização.
As lesões degenerativas articulares como artroses e lesões de cartilagens podem ser tratadas com autólogos tanto no sentido de ajudar no processo de cicatrização de pequenas fissuras como estacionar a piora e melhorar a dor, melhorando a qualidade de vida e permitindo a reabilitação e movimentação.
Sempre devemos levar em consideração a condição da lesão e a qualidade de saúde do paciente para uma melhor indicação do procedimento
Lembramos também que este tratamento faz parte do processo de regeneração e sempre são necessárias mais de uma aplicação e também em alguns casos aliar com outras técnicas
.